Aguarde...
Brazil Cartoon International
Brazil Cartoon International

Pop Art: O movimento que ironizava o consumo

14/11/2017

O termo Pop Art foi utilizado pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway. O objetivo era intitular arte popular que estava sendo criada em publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas.

Os artistas da Pop Art trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade, sendo que as imagens escolhidas eram pictóricas e símbolos da cultura popular, bastante influente no cotidiano das pessoas na segunda metade do século XX.

O movimento representava a ostentação da cultura popular. Voltava à tona a arte figurativa. Sua iconografia era a do cinema, da televisão, dos quadrinhos, da fotografia e da publicidade, ironizando de modo a constituir uma crítica entre linhas ao exagerado consumo da sociedade capitalista, pois o capitalismo é incentivado de forma excessiva pela dimensão publicitária, cinematográfica, entre outros.

Entre os vários artistas desse movimento, podemos destacar Andy Warhol, Peter Blake, Wayne Thiebaud, Roy Lichtenstein e Jasper Johns.
 

 

 

 

 




Copyright 2007-2017 - BRAZIL CARTOON Internacional
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: