Aguarde...
Brazil Cartoon International
Brazil Cartoon International

Ziraldo completa 85 anos; Saiba mais sobre a obra desse mestre do humor

24/10/2017

 

 

1932. Ano da Revolução Constitucionalista, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, movimento que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Foi um ano inesquecível para a política e muito simbólico para a arte, afinal, vinha ao mundo, no dia 24 de outubro, um mestre do humor. Esse pequeno nariz de cera é para falarmos de um dos artistas brasileiros mais importantes de todos os tempos, o Ziraldo.

O mineiro nascia para entrar na história, com personagens que iriam marcar gerações. Um menino que usava, como chapéu, uma panela. Um Jeremias altruísta e gentil. Uma supermãe zelosa ao extremo. Um bichinho que mora em uma maçã. Um menino que mora na galáxia. Uma turma clássica do folclore brasileiro. São várias as criações que povoam o imaginário do povo brasileiro e estão marcadas para sempre na nossa memória afetiva.

Ele também revolucionou. No início dos anos 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos a cores totalmente produzida no país, Turma do Pererê. Foi um sucesso. Mas havia uma pedra no caminho, a ditadura. Ziraldo viu a sua obra ser censurada pelos militares. Porém, reviravoltas acontecem e, na década de 1970, a Editora relançou a revista. Era a arte vencendo a repressão

Na década seguinte, ele lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior êxito editorial. E, tamanha conquista foi adaptada, mais tarde, para televisão e para cinema.

Ziraldo é referência de toda uma geração de artistas, que reconhecem sua supremacia na arte de fazer humor. Entre os prêmios que recebeu, em toda a sua trajetória, consta a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais. E, é com muita honra também, que escrevo esse texto ao mestre, com carinho!

Parabéns, Ziraldo!

Por: Jonas Martins - Acadêmico de Jornalismo. 

 




Copyright 2007-2017 - BRAZIL CARTOON Internacional
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: